Catedral Metropolitana de Brasília
- Turista Brasileiro
- 6 de ago. de 2018
- 5 min de leitura
Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, idealizada e construída pelo engenheiro Joaquim Cardozo, a Catedral de Brasília se tornou o primeiro monumento a ser criado e a ser visto na Capital do país. Apesar de ter toda a sua estrutura pronta em 1960 ( ano de inauguração da cidade), ela somente foi concluída e inaugurada no dia 31 de maio de 1970, sendo então até hoje a sede da Arquidiocese de Brasília. Este grande edifício, recebe todos os anos, aproximadamente, 1 milhão de visitantes e é considerado um dos pontos turísticos mais visitados da Capital Federal, representando assim toda a simbologia e arquitetura moderna de bastante relevância no local.
Vamos desvendar juntos esse maravilhoso patrimônio histórico, meu querido amigo visitante?

E aí?
Meus amigos e amigas viajantes de todo o Brasil e do Mundo?
Tudo bem com vocês?
O nosso post de hoje está bem interessante, principalmente para aqueles que gostam e que gostariam de apreciar e vivenciar bons momentos que ficam guardados para sempre na memória de todos e no turismo em si, não é diferente, pois então, com muita alegria e muita satisfação, apresento aqui para vocês o nosso seguinte tema de hoje no blog: A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida ou simplesmente, Catedral Metropolitana de Brasília.
Que tal então, iniciarmos esse agradável assunto de uma forma bem descontraída e bem bacana? Topam?
Então, vamos nessa, galera!!
Começando...... 3, 2, 1 e 0!!!!!!
A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como Catedral de Brasília é um monumento religioso que se localiza na mais nova capital do Brasil e é a sede da Arquidiocese de Brasília. A Catedral foi projetada pelo famoso arquiteto da época Oscar Niemeyer e idealizada e construída pelo engenheiro Joaquim Cardozo, sendo então o primeiro monumento histórico a ser criado e também a ser visto na cidade. O início de sua construção ( pedra fundamental) deu-se em 12 de Setembro de 1958, teve toda a sua estrutura pronta já em 1960 ( ano de inauguração da nova capital federal), porém demorou-se mais de uma década para que enfim, a Catedral fosse concluída e inaugurada em 31 de maio de 1970.
As características externas do monumento, baseiam-se no desenho de linhas arquitetônicas singulares e originais que traduzem as marcas caracterizantes de seu arquiteto: concreto armado, vidro e espelhos d´água. Ocupa uma área circular de 70 metros de diâmetro. Sua cobertura é sustentada por 16 colunas de concreto, num formato hiperbólico, medindo, cada uma, 42 metros de altura e pesando 90 toneladas.






As características internas do monumento baseiam-se a partir da saída do túnel escuro, que faz a aproximação exterior/interior, onde se localiza então a nave, corpo principal do Templo, lugar das celebrações. É um plano circular, de setenta metros de diâmetro, com a capacidade aproximada de abrigar até 4000 fiéis. Percebe-se, desde então, a sua grandeza, a sua dimensão e a sua estrutura. Apresenta-se também parede e cúpula aparentemente unidas que legam ao interior 40 metros de pé direito, com paredes e piso de mármore de Carrara.










Na praça de acesso ao templo, encontram-se quatro esculturas em bronze com 3 metros de altura, representando os evangelistas; as esculturas são de Alfredo Ceschiatti, com a colaboração de Dante Croce. No interior da nave, estão as esculturas de três anjos, suspensos por cabos de aço. As dimensões e peso das esculturas são de 2,22 m de comprimento e 100 kg a menor; 3,40 m de comprimento e 200 kg a média e 4,25 m de comprimento e trezentos kg a maior.
O batistério em forma ovoide teve em suas paredes o painel em lajotas cerâmicas pintadas em 1977 por Athos Bulcão. O campanário composto por quatro grandes sinos, doado pela Espanha, completa o conjunto arquitetônico. A cobertura da nave tem um vitral composto por dezesseis peças em fibra de vidro em tons de azul, verde, branco e marrom inseridas entre os pilares de concreto. Cada peça insere-se em triângulos com dez metros de base e trinta metros de altura que foram projetados por Marianne Peretti em 1990. O altar foi doado pelo papa Paulo VI e a imagem da padroeira Nossa Senhora Aparecida é uma réplica da original que se encontra em Aparecida – São Paulo.
A via sacra é uma obra de Di Cavalcanti. Na entrada da catedral, encontra-se um pilar com passagens da vida de Maria, mãe de Jesus, pintados por Athos Bulcão.
O batistério oval foi inaugurado em 5 de outubro de 1977 e a catedral foi declarada monumento nacional histórico e artístico em 15 de julho de 1990.
A Catedral de Brasília é um dos pontos turísticos mais visitados da Capital Federal, devido principalmente pelo local ser bastante representativo, com uma simbologia e uma arquitetura relevantes para os padrões modernos, mostrando-se e identificando-se o local, de um valor e de um cunho histórico, cultural e religioso. Além disso, de acordo com uma recente pesquisa, o local recebe, aproximadamente, 1 milhão de visitantes por ano.
De acordo com um levantamento feito em 2015, pelo site de viagens " TripAdvisor" a Catedral de Brasília se tornou a terceira melhor atração turística do país e também a terceira mais visitada do ano.
Sigam por este link: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/turismo/2015/06/03/interna_turismo,485486/catedral-de-brasilia-e-eleita-a-terceira-melhor-atracao-brasileira.shtml
Informações gerais do local:
Horário de visitação: diariamente, das 8h às 19h30
Horário das missas:
Terça a sexta - 12h15 e 18h15
Sábado - 17h
Domingo - 8h30, 10h30 e 18h
- Não é permitida a entrada de pessoas em trajes sumários.
- O local é bastante seguro, até para quem quer investir em fotos noturnas.
- Na área externa é comum encontrar vendedores de suvenires e flores secas do cerrado.
- Visitação gratuita.
Dica para viajantes: Caso você turista esteja com uma disponibilidade maior de tempo, procure tentar fazer duas visitas em diferentes momentos do dia ( dia e noite), durante o dia, os vitrais da parte externa da Catedral mudam constantemente de cor a cada hora já que a luminosidade delas depende bastante da intensidade e da posição do sol. Durante à noite ela ganha uma iluminação especial embelezando toda a paisagem noturna do local e também do Eixo Monumental da cidade, fazendo disso, um passeio mais completo e mais especial em que você viajante poderá aproveitar em sua estadia na região.

Beleza então, galera, por hoje é só!!!
Espero que eu tenha aproveitado bastante este momento para transmitir e agregar todos os conhecimentos possíveis sobre este atrativo turístico e que vocês aproveitem a oportunidade de conhecer este local maravilhoso e com um significado exemplar para toda a história e a cultura da nossa cidade, portanto toda a ajuda e toda a contribuição que eu pude dar a vocês hoje neste tema, fará uma diferença enorme, não apenas aqui no meu trabalho do blog quanto para vocês futuros turistas sejam eles nacionais, internacionais ou até mesmo os próprios moradores do município, que desejam se motivar cada vez mais a conhecer lugares e pontos turísticos para o seu próprio enriquecimento cultural e por uma maior agregação de experiências bastante positivas tanto para mim quanto para todos.
Dica importante: Não esqueçam de fazer o seguinte comentário no final do post logo abaixo, muito importante isso para a motivação do meu trabalho!!! Cliquem em " escrever um comentário" e depois relatem sobre o tema de hoje!!!
Entendido, pessoas?
Para fechar este post com chave de ouro, por favor, pessoal, sigam-se este vídeo referente ao tema que comentamos hoje no blog.
Então é isso mesmo!!
Um grande abraço, gente!!!
Fiquem na paz e na luz com Deus hoje e sempre!!!
Bom divertimento a todos!!
Até a próxima!!!
Realmente filhão,linda arquitetura da Catedral!!
Niemeyer estava inspirado qdo a projetou.
Seu post facilita muito com todas as informações.
Parabéns!!
👏👏👏
Excelente postagem Vitor!
Amplo conteúdo para agregar conhecimento. Parabéns!