Pirenópolis - Parte 1 - Centro Histórico
- Turista Brasileiro
- 28 de jan. de 2023
- 3 min de leitura

Aclamado com uma das cidades turísticas mais famosas da Região Centro-Oeste e do Brasil, a cidade de Pirenópolis enche os turistas e demais moradores do município de uma sensação de orgulho e pertencimento pela região e tendo vista que hoje a cidade é tombada como patrimônio histórico e cultural pelo IPHAN, desde 1989.
Pirenópolis foi fundada na data de 07 de Outubro de 1727 e o grande responsável pela sua fundação foi um bandeirante português chamado Manoel Rodrigues Tomaz. O primeiro nome de Pirenópolis foi designado antigamente pelo nome de Minas de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte, com a descoberta do ouro no local por um outro bandeirante chamado Amaro Leite. Antes do extermínio dos índios, a região era habitada pelos xavantes.
E agora...... vamos juntos aqui nesta postagem resumir em poucas palavras sobre os principais pontos turísticos desta belíssima cidade.
Blz, pessoal? Então vamos lá......

Para muitos visitantes e moradores a Igreja Matriz da cidade, mais conhecidamente e popularmente como Igreja do Rosário, é um símbolo da tradicional cultura pirenopolina, sendo que o local apresenta-se como uma das características principais uma robusta edificação com um importante marco histórico: o período da descoberta e da exploração aurífera.
É considerada como o maior e o mais antigo monumento histórico de Goiás, passou por um momento de abandono, a revalorização histórica, o triste episódio de incêndio ( este caso aconteceu em 05 de Setembro de 2002) e enfim, mais uma vez, a sua reconstrução.
A igreja está aberta à visitação aos sábados, domingos, segundas-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras, das 07:00 às 17:00h. Terça e quarta é fechado. Cobra-se, a título de manutenção, uma taxa de R$2,00.

A igreja do Carmo foi construída em 1750 pelo explorador da época Luciano Nunes Teixeira e seu genro Antônio Rodrigues Frota para servir de capela particular referente à época, a Nossa Senhora das Mercês
Depois das últimas 3 décadas fechadas e por um aparente abandono do local, em 07 de Outubro de 2009, a Igreja foi reaberta ( levando em conta as constantes revitalizações e restruturações do local) e posteriormente inaugurado o Museu de Arte Sacra.
Em seu interior podemos encontrar diversos objetos de culto, sinos, altares, imagens e painéis educativos. Com destaque para os túmulos dos construtores Luciano Nunes Teixeira e Antônio Rodrigues Frota, e as imagens de Nossa Senhora do Carmo, a de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a da Boa Morte da Lapa, que compunham os alteres-mor das extintas Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e da Igreja da Boa Morte da Lapa dos Homens Pardos e Pretos Fôrros.
Hoje, a igreja-museu está aberta a visitação de quarta a domingo das 11:00 às 17:00h.

Museu particular com rico acervo sobre as Cavalhadas, folclore típico de Pirenópolis.
Taxa de visitação: R$ 2,00.

Construída em 1946, no mesmo estilo da antiga, que era toda de madeira, é ponto de visitação pela beleza do lugar. Abaixo dela, um balneário público.

Retrato vivo da história de Goiás, o centro histórico preserva a arquitetura do período colonial. Acima pode-se ver a antiga Rua do Rosário", onde é a principal referência para turismo histórico, comércio ( especialmente lojas de artesanato), gastronomia, eventos, shows da cidade e muito mais.
É só isso então, galerinha!!! Esse é apenas um resuminho simples de toda essa primeira parte da postagem sobre Pirenópolis.... na próxima postagem vamos falar um pouco sobre as principais cachoeiras de todo o município.
Um abração a todos e até a próxima!!
Obs: Assim que tiverem um tempinho procurem esses sites acima, tem muita coisa legal e interessante pra vocês pesquisarem sobre a cidade, principalmente pra quem não conhece o local e seus atrativos.
Uauuu, senti vontade de retornar a Pirenópolis!! Você leva jeito, Vitor!!!👏👏👏🌷
Obrigado pelas mensagens, pessoal.... essa semana irei postar a parte 2 sobre Pirenópolis pra todos vcs!!! Vai ser um prazer enorme poder compartilhar esses conhecimentos e dicas de muitos lugares sensacionais pra gente conhecer juntos.... espero que vcs apreciem e aproveitem bastante.
Um abração a todos e uma boa semana!!! Fiquem com Deus!!!!
Tudo muito detalhado e bem explicado! Parabéns, Vitão! Continue sempre postando e dando essas dicas pra nós.
Bom trabalho. Parabéns!
Gosto muito de Pirenópolis, pena que a cidade ficou pequena tendo em conta a quantidade de pessoas que a procura.
Saudade dessa cidade linda. Belo trabalho, amigo Vitor 👏👏👏