top of page

Lago Paranoá - Brasília - DF

Represado em 12 de setembro de 1959, poucos meses antes da inauguração da nova capital federal, o Lago Paranoá é o principal responsável pelo abastecimento de toda rede hídrica do Distrito Federal. Com 40 quilômetros quadrados e 48 metros de profundidade, o tratamento e o cuidado com este lago artificial é totalmente de grande responsabilidade de todos os envolvidos em sua existência, principalmente, ONGs, órgãos ambientais estaduais e federais, comunidades em geral, ativistas ambientais, dentre outros. Um dos seus principais objetivos é elevar a umidade da cidade ( principalmente em períodos de muita seca na região), mas também ao mesmo tempo é um ponto turístico por sua beleza natural e pelas atividades oferecidas de turismo e lazer no local. Vamos tentar falar um pouco mais sobre este lugar maravilhoso? Então, aí vamos nós....


Lago Paranoá, vista para a Ponte JK.

O Lago Paranoá em Brasília, é um lago artificial, sendo então planejado e represado em 12 de Setembro de 1959, isto é, 7 meses e 9 dias antes da inauguração da nova capital federal, Brasília. Com isso, criou-se um dos seus principais objetivos, a elevação da umidade do ar em toda a sua região central e em grande parte dos seus arredores na cidade. Além do mais, considera-se também um ponto turístico, nas quais ocorrem, várias atividades oferecidas para turismo e lazer no local. Ao redor deste lago, existem mais de 30 clubes de recreação que oferecem atividades esportivas, espaços para exercícios de corrida e caminhada e também uma grande e diversificada área gastronômica no local ( bares, restaurantes e lanchonetes).


Com bastante entretenimento, são realizadas várias práticas esportivas, exposições ao ar livre, shows musicais, peças teatrais, eventos de pequeno a grande porte e muito mais. Tudo isso devido a sua privilegiada localidade e também pela sua grande e organizada infra-estrutura para a realização destes eventos.( Ex: Na Praia) Dentre estas atividades, é possível praticar esportes náuticos no Lago, como: Stand Up Paddle (SUP), Kitesurf, vela, jet-ski e vários outros, ou então fazer um simples passeio em uma das embarcações que trabalham em diversos pontos, principalmente em alguns locais da orla do Lago (ex: Pontão do Lago Sul).


O Lago Paranoá foi concebido pela Missão Cruls em 1894 (acontecimento histórico ocorrido final do século 19, com o objetivo de criar-se um lugar estratégico em uma forma de um retângulo para assim, transferir a nova capital federal, do litoral para o interior do país) e concretizado assim com a construção da cidade, durante o governo do presidente da época Juscelino Kubitschek até o início dos anos 60.


A biodiversidade na região do lago(mais especificamente a sua fauna) é bastante diversificada e rica, com várias atrações a serem vistas, nela você pode presenciar a existência de muitos animais nativos do cerrado brasileiro, como: capivaras, jacarés de menor porte, tartarugas, aves e vários outros animais. Dentre estas espécies, duas delas são comumente encontradas neste lago, como: o biguá ( espécie de ave) e o jacaretinga ( jacaré de menor porte), sendo que este último é encontrado nas águas mais rasas e com mais vegetação no local e que não costuma atacar humanos.


Desde o ano 2000, a pesca no lago é permitida e incentivada após o seu processo de despoluição. Nele são extraídos várias espécies de peixes localizados no mesmo, em sua maioria tilápias ( estas espécies não nativas), assim como também o tucunaré e a carpa, sendo que esta última introduzida especialmente como limpeza contra as algas. Dentre as mais variadas espécies de peixes, as mais nativas na região do lago são o cará, o lambari e a traíra. O DF como um todo, possui mais de 50.000 embarcações registradas, sendo portanto a quarta maior frota náutica do país. Porém, não há a existência no momento, em toda a orla do lago, de qualquer pier ou marina públicos. ( existem somente embarcações náuticas privadas em toda a infra-estrutura da orla do lago no momento). Dentre os esportes náuticos existentes nesta região, são praticados: a canoagem, o remo, o iatismo, o esqui aquático e até mesmo o mergulho. Dentre os eventos, o mais realizado destes é a Regata JK. Sendo este último evento realizado desde 1994, e com uma disputa com mais de 200 embarcações.


Fotos:



Vista do Lago Paranoá: Ponte Costa e Silva embaixo; Ponte JK e Lago Sul ao fundo.

Vista do Lago Paranoá: Ponte JK em frente; Esplanada dos Ministérios e Plano Piloto ao fundo a direita; Águas Claras e Taguatinga ao fundo à esquerda.

Vista do Pontão do Lago Sul: às margens da orla do Lago Paranoá.




Vista do Lago Paranoá: logo em frente, vista do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST)



Localização: entre as orlas do Lago sul e do Lago Norte, próximo ao Plano Piloto. Mancha do Lago mais escuro e um pouco azul, de acordo com a legenda do mapa.

Vídeo:





Bom pessoal, por hoje é só!! Espero que vocês tenham aproveitando bastante este conteúdo de hoje para agregação de mais conhecimentos e mais curiosidades a repeito sobre este lugar maravilhoso e espetacular, que é o nosso querido Lago Paranoá de Brasília!! Aproveito este momento também para adicionar um link de uma matéria sobre uma notícia antiga de um naufrágio que ocorreu há alguns anos atrás em 2011. Apenas para ficarem por dentro de tudo que acontece na nossa cidade!! Um grande abraço a todos e até a próxima postagem!! Uma boa tarde e fiquem com Deus!!! Gratidão hoje, amanhã e para sempre!!!










3 Comments


Renato Moura
Aug 15, 2019

Muito oportuna a sua postagem. Interessante a história da criação do lago Paranoá. Valeu filhão!

Like

Priscila Moura
Priscila Moura
Aug 15, 2019

Excelente trabalho Vitor. Parabéns! Brasília realmente e linda.

Like

josymoura
josymoura
Aug 14, 2019

Parabéns filhão, por essa excelente postagem do nosso maravilhoso Lago Paranoá.

Somos privilegiados.


Like
  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page