top of page

Memorial JK - Eixo Monumental - Brasília - DF

Atualizado: 14 de ago. de 2019

Neste local, onde foi realizada a primeira missa da Nova Capital da República, no ponto mais alto dentro da cidade, se localiza o espaço referente a homenagem ao presidente responsável pela idealização e construção de Brasília. Com intuito principal de guardar e de preservar toda a obra e a história de Juscelino Kubitschek, este ponto turístico recebe regularmente estudantes de escolas públicas do DF e grupos de turistas que são acompanhados por profissionais especializados. Além disso, o Memorial JK possui acessibilidade a estes que necessitam de auxilio para e durante a visitação ao mesmo. Que tal conhecermos um pouco do lugar cujo o mesmo preserva toda a trajetória pessoal e profissional deste ilustre personagem que, definitivamente, mudou a história político-econômica de todo o país? Vamos começar então a partir de agora.....



No ponto mais alto dentro da Capital Federal (localizado na Praça do Cruzeiro), cujo o lugar realizou-se a primeira missa oficial da cidade, está o espaço referente a homenagem ao presidente responsável pela a idealização e a construção Brasília. Seu nome era: Juscelino Kubitschek de Oliveira (1902-1976). O Memorial JK guarda a história da Família Kubitschek e do seu mais ilustre membro, o presidente Juscelino que recebe o visitante com um simples " cumprimento" do lado de fora do mesmo. Do alto da torre de aproximadamente 28 metros, a estátua do JK vigia a cidade e dá as boas-vindas aos turistas.


A ideia de construir o Memorial, surgiu de sua esposa, Sarah Kubitschek, na qual esta apresentou ao arquiteto Oscar Niemeyer uma forma de homenagear ao marido( morto em um acidente de carro em Resende-RJ em 1976), sendo inaugurado então em 12 de Setembro de 1981. O Memorial JK apresenta ao público um grande acervo pessoal e histórico do ex-presidente e também diversas fotografias da época da construção da nova capital ( roupas de gala, objetos pessoais, a faixa presidencial, cômodos do ex-presidente como a biblioteca pessoal, medalhas, etc.)


Dentre todos os espaços visitados neste ponto turístico, o mais importante deles fica no segundo andar: a câmara mortuária. Nela, está localizada o túmulo de Juscelino ( onde estão os seus restos mortais) sendo então todo revestido de granito preto, numa sala escura e com iluminação cênica. No teto, em tons de vermelho, vitrais da artista Marianne Peretti parecem cuidar de JK. Por fora, a câmara é enfeitada por um painel de Athos Bulcão.


Uma dica bem legal para aproveitar ainda mais o seu passeio por completo no local: assim que estiver saindo do Memorial, aproveite o momento especial para, ao menos, registrar uma foto juntamente com o Casal Kubitschek. Além de você vivenciar um momento único de sua vida para ficar arquivada para sempre em suas lembranças futuras, as estátuas do casal em tamanho natural estará também proporcionando uma ótima qualidade de imagens registradas durante a sua visitação ao local.


Com recursos audiovisuais distribuídos dentro do espaço multimídia no interior do Museu, o visitante poderá ter a oportunidade de assistir um breve documentário sobre JK, na qual este é exibido de hora em hora, sendo que a primeira exibição se inicia ás 9h da manhã e a última às 17h. Este monumento é o único de Brasília que cobra ingresso e é mantido e preservado pela família Kubitschek.


Informações:


- Horário de visitação: de segunda a domingo, das 9h às 18h.

- Entradas: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).

- E-mail: cultural@memorialjk.com.br

- Praça do Cruzeiro, Eixo Monumental , Brasília - DF - CEP: 70070-300 - Telefone: (61) 3225-9451 - Site: http://www.memorialjk.com.br


Fotos:




Estátua Principal do Memorial JK


Parte Interna do Memorial JK









Vista da câmera mortuária: no piso o túmulo de Juscelino Kubitschek; no teto, os vitrais de Marianne Peretti



Localização:



Localização do Memorial JK

Vídeo:




Então, meus amigos e turistas do bem, por hoje é só!! Espero que vocês tenham aproveitado bastante alguns conhecimento importantes a respeito do assunto de hoje!! Gostaria de fechar esse tema com uma frase especial dita por Juscelino Kubitschek na época da construção e inauguração de Brasília entre o fim dos anos 50 e início dos anos 60, logo abaixo. Desejo a vocês uma boa semana e até o nosso próximo encontro aqui mesmo neste blog!! Grande abraço a todos!!! Gratidão hoje e sempre!!!


"Deste Planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das mais altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã o do meu país e antevejo esta alvorada, com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino." (Juscelino Kubitschek de Oliveira)



4 Comments


Turista Brasileiro
Turista Brasileiro
Aug 13, 2019

esse blog seja um sucesso logo em breve!!*****

Like

Turista Brasileiro
Turista Brasileiro
Aug 13, 2019

Valeu pai e mãe!! Muito obrigado pelo apoio!! Espero que esse blog continue seja um sucesso logo em breve!! Gratidão!!! Grande abraço!!!

Like

Renato Moura
Aug 09, 2019

Excelente matéria Vitor!

Muito interessante para agregar conteúdo histórico sobre o planejamento e organização da nova capital, nossa querida Brasília.

Parabéns!!!

Like

josymoura
josymoura
Aug 07, 2019

Ótima postagem fiotão!

Excelentes orientações.

Continue assim 😍

Like
  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page