Memorial dos Povos Indígenas - Eixo Monumental - Brasília - DF
- Turista Brasileiro
- 17 de jan. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 7 de ago. de 2019
Construído em 1987, o Memorial dos Povos Indígenas foi projetado por Oscar Niemeyer em um desenho de um espiral a uma maloca redonda dos índios Yanomami. Com um espaço de área construída de 2.984,08m2 com acesso principal através de uma rampa, este local tem como o principal objetivo mostrar a grande diversidade e riqueza da cultura indígena de uma forma bastante heterogênea, com um dinamismo e uma vivência muito relevantes para mostrar a importância da valorização e da preservação dos índios nativos de nossa região, de uma maneira simples, objetiva e direta. Então, pessoal, convido a todos vocês a embarcar juntos nesta maravilhosa e divertida aventura ao mundo das terras indígenas brasileiras. E aí? Partiu, galera?

Fala meus amigos e minhas amigas aventureiras de todo o Brasil e do mundo?
Tudo bem com vocês?
No nosso post de hoje, falaremos, de uma forma bem resumida, sobre um lugar muito especial e na qual reflete bastante sobre a importância de valorizarmos e preservarmos o quanto antes a cultura e a diversidade indígena de nosso país. Espero que eu possa contribuir o quanto antes para que todo este conhecimento seja válido tanto para os amantes do turismo e das viagens quanto para o público de uma maneira geral. Então, meus queridos viajantes, vamos começar agora mesmo? Que tal?
O Memorial dos Povos Indígenas foi construído em 1987 e também foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em um desenho de espiral na qual refere-se a uma maloca redonda dos índios Yanomami. Com um espaço de uma área construída de 2.984,08m2 e com o acesso principal do local através de uma rampa, este atrativo turístico, tem pelo principal objetivo mostrar a grande diversidade e riqueza da cultura indígena de uma forma dinâmica e viva. Com esse devido propósito, o local promove diversos eventos com a presença e a participação de representantes indígenas de diferentes regiões do país. Na parte interna do Memorial, existem diversos acervos históricos na qual possuem uma grande finalidade de valorização e de preservação de peças raras, representativas de várias tribos, incluindo por exemplo, exemplares da coleção Darcy-Berta-Galvão com destaque também para a arte plumária dos Urubu-Kaapor; bancos de madeira dos Yawalapiti, Kuikuro e Juruna, máscaras, fantasias e instrumentos musicais do Alto Xingu e Amazonas.
Apesar de sua construção e de sua inauguração e meados do final da década de 80, o Memorial dos Povos Indígenas somente começou a funcionar de uma forma definitiva a partir do dia 16 de Abril de 1999, sendo que antes desta última data de sua reinauguração, o local ficou fechado por muito tempo e com aparência de abandono, tendo um grande risco de depredação de seu patrimônio histórico. Quase 20 anos se passaram até aqui e desde então, o Memorial permanece aberto ao público, recebendo visitantes de todos os estados do Brasil e do exterior e até mesmo de moradores locais de nosso município. Sendo aberto ao público diariamente, o Memorial empenha-se em até os dias de hoje em organizar regularmente exposições, eventos e apresentações indígenas. O grande ápice de sua programação acontece geralmente no Dia do Índio ( 19 de Abril) na qual todos os anos é comemorado com uma semana de atividades variadas e lúdicas com exposições especiais, palestras, debates, apresentações, visitas guiadas e interativas e muito mais.
Bom, por enquanto é basicamente isso mesmo, galera. Espero que eu possa ter ajudado bastante todos vocês na minha transmissão das informações relevantes sobre este ponto turístico tão especial e que todos esses conhecimentos adquiridos hoje sejam também as mais básicas e diretas possíveis. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Então gente, gostaria de agradecer vocês pela oportunidade de estarem aqui junto comigo neste assunto de hoje e que os próximos posts sejam tão legais e tão bacanas quanto foi essa. Vou aproveitar o momento para anexar algumas fotos, localização e um curto vídeo para que vocês fiquem a par deste tema de hoje. Valeu demais, galera, um grande abraço e até a próxima postagem com a benção de Deus!!! Um bom divertimento a todos!! Até mais!!!







Legal, quero conhecer o Memorial dos povos indígenas. agradeço pelas informações Vitor
Excelente Vitor!
Boa lembrança ao valorizar a importante e precursora cultura indígena. Parabéns pela postagem!
Muito interessante essas informações turísticas do memorial dos povos indígenas.
Onde podemos observar a grande diversidade e riqueza da cultura indígena.
Excelente post!
Parabéns Vitão!