Museu do Catetinho - Trevo do Gama - BR-040 - Setor de Mansões Park Way - DF
- Turista Brasileiro
- 30 de mar. de 2018
- 4 min de leitura
Considerado como a primeira Residência oficial do presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, na época da construção da nova capital do Brasil, O Catetinho vem atraindo, nos últimos anos, milhares de visitantes e turistas, principalmente pela sua importância que teve no cenário histórico e político do País, sendo portanto tombado pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1959 ( Atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Aproveite, traga toda a sua família e amigos e venha mergulhar diretamente no passado e no presente da Capital Federal!!

E aí?
Meus amigos e amigas viajantes de todo o Brasil e o do Mundo?
Tudo bem com vocês?
Venho apresentar para vocês, a nossa seguinte postagem de hoje: O Museu do Catetinho!! Espero que este post consiga servir de algo para que todos busquem a maior quantidade de informações e conhecimentos possíveis para que toda esta divulgação possa começar a valer a pena para prováveis visitas ao local em um futuro próximo!!
Então gente, vamos arregaçar as nossas mangas aí e mãos à obra kkkkkkk, enfim, vamos começar:
O Catetinho ( Atual Museu do Catetinho) foi considerada a primeira residência oficial do então presidente do Brasil na época, Juscelino Kubitschek ( ou simplesmente JK). O nome se deu ao fato da ligação com a então residência oficial do presidente, o Palácio do Catete ( Localizado no Rio de Janeiro). Projeto de Oscar Niemeyer em meados da segunda metade dos anos 50, o Catetinho foi construído em somente 10 dias, sendo assim inaugurado posteriormente em novembro de 1956.
É um prédio simples, todo em madeira com cômodos bastante simples, sendo conhecido assim como " Palácio de Tábuas".
Foi planejado sem nenhum conforto ou honras oficiais, para que o presidente não se distanciasse dos trabalhadores (principalmente operários) que viviam em barracos e tendas (na época, cidades dormitórios, atualmente Regiões Administrativas). Ainda hoje na ativa, abrem-se aos visitantes e turistas, algumas localidades da antiga casa como a antiga suíte presidencial, a sala de despachos, o quarto dos membros do governo, o quarto de hóspedes e a sala de refeições no térreo.
Totalmente preservado e restaurado, o Catetinho guarda, carinhosamente, até os dias de hoje, lembranças deses anos na qual serviu aos que vieram para transformar a futura nova capital em uma realidade cada vez mais concretizada!! Todas estas decorações da época fazem parte da atual conservação e preservação do Museu do Catetinho e logo o visitante poderá, por exemplo, ver os quartos de Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer e Bernardo Sayão!!
Foi tombado pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1959. ( Atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
O Catetinho está situado nas margens da rodovia BR-040, próximos as regiões administrativas de Santa Maria e Gama.
A entrada é gratuita e o horário de funcionamento do local vai de terça à domingo, das 9h às 17h.
Sigam-se as fotografias do local, com as seguintes dependências da casa, mostrando-se assim o tamanho de sua importância e experiência, transportando-se assim o turista ao tempo da época da construção de Brasília!! Vejam e apreciem:








Eita!!!! Quintandinha mineira boa demais, sô? Oh, galera, vai um cafezinho e um pãozinho de queijo pra nóis aí!!! kkkkkkkkkkkkkkkk

Pessoal, infelizmente não consegui pegar o ponto de partida pra quem vem principalmente do Plano Piloto, mas com esse mapa acredito que já pra ter uma noção muito boa de localização do respectivo local!! ( Esse pontinho verde escrito letra B como está descrito aí em cima é onde está o trevo do Gama com a entrada do Catetinho à esquerda!!) Rota: Eixo Monumental - Museu do Catetinho, distância: 33,8 Km. Tempo estimado: 31 Minutos.




Aí gente, quem quiser também, depois de conhecer o prédio do Catetinho, o visitante pode aproveitar o dia para caminhar em uma nascente que existe por lá!! Com isso, dá pra sentir bastante a calma e a tranquilidade inevitáveis da época da construção da nova cidade!!
Beleza galera, portanto hoje é só!!
Espero que vocês tenham aproveitado bastante esta segunda postagem deste blog e que todo esse conhecimento de hoje tenha servido para que vocês possam programar esse passeio logo em breve!! Acredito que será uma experiência maravilhosa tanto para vocês ( turistas e visitantes), quanto para os funcionários que trabalham no local!!
Valeu então pessoal,
Um grande abraço, um bom feriado e desejo a todos um ótimo divertimento!!!
Até a próxima postagem, se Deus quiser!!
Observação: Quem ainda não comentou o assunto da primeira postagem há duas semanas, por favor galera, aproveitem para fazer os seus respectivos comentários, para que eu possa continuar divulgando todo o meu trabalho e que eu possa agradá-los da minha melhor forma o possível!! Aproveitem também para convidar seus familiares e amigos para participarem deste blog, assim, quanto mais membros se associando nele, maior será a minha motivação pessoal para continuar com todo esse projeto com o principal objetivo de trazer a esse público, mais alegria e mais satisfação para todos os envolvidos nesse assunto tão espetacular e tão bacana, como é o Turismo, em um futuro bem próximo!!!
Sigam esse vídeo, por favor, sobre o post de hoje!! É muito interessante:
Pode deixar Valéria, esta é minha missão e compromisso deste blog, trazer uma bagagem ampla de conhecimentos sobre vários pontos turísticos tanto da nossa região, quanto ao mundo a fora. Fico feliz pelo seu apoio e com certeza ajudará bastante no desenvolvimento deste trabalho, obrigado mesmo de coração, minha amiga!! Um grande abraço para você e pra sua família!! Fique com Deus hoje e sempre!!!
Parabéns, Vitor! Continue divulgando os pontos turísticos da nossa cidade.
Maravilha de postagem Vitor!!
É a história do DF continuando a permear o presente da nossa região.
Valeu demais!!