top of page

Pirenópolis - Parte 2 - Cachoeiras




ree
Cachoeira Santa Maria

Boa tarde galera, tudo bem com vocês? Na postagem passada, nós conversamos sobre os principais atrativos culturais e históricos da cidade de Pirenópolis de uma forma mais resumida e objetiva.... descobrimos juntos alguns dos mais famosos pontos turísticos que fazem parte deste importante município do interior goiano.

A partir de agora, nesta segunda postagem do tema, falaremos sobre algumas dos principais atrativos naturais, da mesma forma como foi mencionada na postagem anterior, de uma forma mais simples e com muita objetividade, com o motivo de trazer para o leitor, um conhecimento e uma sabedoria amplas para que toda a essência desse conteúdo seja realizada e concretizada, com muita alegria e realização de momentos altamente positivos.


E aí? Vamos juntos, pessoal?


Então, vamos lá.....



ree

Localizada às margens da Serra dos Pirineus, a cidade de Pirenópolis é cercada por uma natureza exuberante, onde morros cobertos do mais puro cerrado resultam de inúmeros córregos que formam posteriormente belíssimas cachoeiras em locais de beleza esplêndida. Vale lembrar também que o município é a principal detentora do maior número de UCGO ( Unidades de Conservação do Estado de Goiás), são 9 unidades ao todo na região.



ree
Reserva Ecológica Vargem Grande

Essa é apenas umas principais Unidades de Conservação da Natureza no interior da região. A Reserva Ecológica Vargem Grande protege diversas fitofisionomias do cerrado e abriga 3 belas cachoeiras, e é exatamente por isso que vale muito a pena a visitação a esses atrativos, na minha opinião, um dos melhores atrativos naturais da cidade.



ree
Cachoeira Santa Maria

Uma das mais belas cachoeiras de Pirenópolis, a de Santa Maria é um poço grande e fundo com uma queda de 5 metros e uma praia de areias finas e brancas. Distante 500 metros do estacionamento por uma trilha calçada que beira o Ribeirão Santa Maria. A trilha divide a mata ciliar de um lado e o campo cerrado do outro. Uma boa experiência para observar as diferenças entre estas fisionomias do cerrado. Próximo a cachoeira existe um quiosque que aos finais de semana e feriado serve bebidas e lanches.



ree

ree

ree
Cachoeira do Lázaro

Um pouco mais longe da Santa Maria, a cachoeira do Lázaro fica há 1500 metros do estacionamento e recepção por uma trilha toda calçada em pedras de Pirenópolis. A trilha de acesso é suave e possui algumas escadas. Caminha-se por entre cerrado nativo, onde é possível avistar diversas espécies típicas de cerrado, como cagaitas, jatobás, pequis, buritis e outras.

Além disso, existe uma diversidade mineral muito interessante. Anda-se sobre quartzitos, xistos e granadas. A cachoeira é resultado de um grande dobramento geológico e, por causa disso, seus fluxos correm na diagonal. Nesta cachoeira, diferente da Santa Maria, o poço é raso e é possível banhar debaixo da queda.



ree

ree

ree
Cachoeira Véu de noiva

Aberta recentemente à visitação, a Cachoeira Véu de Noiva fica entre a Cachoeira Santa Maria e a Cachoeira do Lázaro. O acesso à cachoeira Véu de Noiva se dá pela trilha que leva à Cachoeira do Lázaro. São cerca de 1200 metros do estacionamento. A trilha que leva à cachoeira possui interessantes elementos geológicos e bela paisagem. É possível observar, nas rochas que sustentam um típico cerrado rupestre, como mullions e granadas. A cachoeira, apesar de muito bonita, não tem um amplo poço para banho, como a da Santa Maria ou a do Lázaro. Vale muito pela caminhada e pela vista à paisagem.



ree
Cachoeira Véu de Noiva - Foto creditado por Tarcísio


ree
Reserva Modelo - Vargem Grande

A Reserva Vargem Grande vem se destacando como um modelo de atrativo turístico em ambiente natural. É uma reserva registrada; tem praticamento todos os caminhos, estradas e trilhas pavimentadas, sem processos erosivos; possui banheiros com fossas sépticas afastadas do rio; possui lanchonete, estacionamento e recepção; todos recebem sacos para lixo; possui guarda-vidas nos poços para banho e limpeza diária. Além, é claro, de uma biodiversidade nativa e bem conservada do que tem de mais belo no cerrado do Brasil.

Aberto todos os dias das 9h00 às 17h00. Mas só é permitida a entrada até às 15h30. Cobra-se ingresso. Não possui restaurante, apenas lanches, refrigerantes e biscoitos na loja.


Todas as informações a respeito desta reserva, podem ser encontrados através deste site: http://vargemgrande.pirenopolis.tur.br



ree

ree

ree

ree


Na verdade, existem inúmeras cachoeiras presentes na região de Pirenópolis e inclusive mesmo, nas poucas vezes que fui visitar a cidade, eu tive a oportunidade de conhecer a Cachoeira das Araras que fica um pouquinho distante do município, foi uma visita rápida, mas só de observar a beleza da paisagem do local, já saí de lá muito satisfeito.

Então, galera, algumas recomendações importantes pra quer for visitar qualquer cachoeira na cidade, levar: trajes de banho, protetor solar e também principalmente, repelente, pois quando fui da ultima vez tive que deparar com um monte de borrachudos ( Aqueles mosquitos que ficam na beira da água, ao redor dela e ficam querendo picar todo o seu corpo, sabem?) e não consegui ficar muito tempo debaixo

d´água, justamente por causa desse motivo. Inclusive eu e o um amigo meu muito próximo tivemos que sair muito rápido da água, pra fugir o quanto antes desses borrachudos.... uma pequena experiência que tive naquele dia, mas fora isso, foi muito agradável o dia e bastante divertido. Uma das melhores cachoeiras, senão a melhor e a mais de fácil acesso em toda Pirenópolis.



ree
Cachoeira das Araras

Pois é, meus amigos, esse foi apenas um pequeno resumo sobre as principais cachoeiras da cidade e espero que vocês tenham aproveitado bastante esses conhecimentos para quem sabe, alguém de vocês possam programar uma viagem bem legal e bem bacana para essas bandas de Goiás, principalmente.... kkkkkkk


Então é isso, pessoal, um grande abraço a todos e nos vemos na terceira e última postagem sobre Pirenópolis.


Aguardo vocês na parte 3 ( Conteúdo especial sobre a Serra dos Pirineus e Cidade de Pedra).


Até a próxima!!!


Observação: Quem quiser buscar mais informações à respeito do nosso assunto de hoje, é só vocês procurarem aqui mesmo abaixo nos sites principais... tem muita coisa legal pra vocês pesquisarem e quem sabe programar um passeio legal na cidade. Não esqueçam, por gentileza, dos comentários abaixo no blog. Abraços.









 
 
 

2 Comments


Renato Moura
Feb 14, 2023

Que beleza heim Vitor? Penso seria bem gostoso visitar sem pressa para apreciar, além das cachoeiras, a belíssima paisagem dezza região tão peculiar de Goiás.

Like
Renato Moura
Feb 14, 2023
Replying to

Dessa, digo.

Like
  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page