Torre de TV de Brasília - Eixo Monumental - Brasília - DF
- Turista Brasileiro
- 5 de dez. de 2019
- 4 min de leitura
Projetada pelo arquiteto Lúcio Costa e construída em Brasília, sete anos depois da inauguração da nova capital federal, exatamente em 1967, a Torre de TV se tornou com o passar do tempo, um dos principais cartões-postais da cidade, impulsionando desde então o turismo local. É considerado um dos poucos edifícios importantes de Brasília na qual não é uma das criações de Oscar Niemeyer. Este ponto turístico é a quarta estrutura mais alta do Brasil, com 224 metros de altura, superado apenas para o Observatório de Torre Alta da Amazônia ( Floresta Amazônica), o conjunto de torres da linha de transmissão de energia Tucuruí-Manaus-Macapá, sobre o Rio Amazonas e a Torre da Rádio Gaúcha ( Guaíba-RS). Que tal conhecermos juntos um pouco mais sobre este fantástico lugar, bem localizado no Coração do Brasil? Bem amigos, vamos lá então, a partir de agora......

A Torre de TV é simplesmente um cartão postal para o turismo da cidade. Está entre as quatro torres mais altas do Brasil, com apenas 224 metros de altura, na qual podemos avistá-la de longe. Além da sua privilegiada localização, a Torre de TV impressiona muitos moradores e visitantes, principalmente pela sua imponência e prende os olhares de todos quando esta é vista de perto., não sendo à toa que este ponto turístico é considerado um dos atrativos mais visitados da Capital Federal.
O seu projeto foi impulsionado e desenvolvido por Lúcio Costa ( arquiteto e urbanista responsável pelo projeto do Plano Piloto da nova capital), sendo então inaugurada em 1967, inicialmente para receber antenas de emissoras de rádio e televisão no local.
Quanto a sua estrutura externa e interna, a Torre de TV está dividida da seguinte forma:
- No primeiro piso, encontra-se o Mezanino, cujo seu amplo espaço se apresenta para eventos com 360 graus de vista para contemplação. No seu interior, um painel de azulejos de Athos Bulcão transforma a visitação numa experiência completa de Brasília e sua identidade. No entanto, a visitação deste local está temporariamente suspensa, devido a algumas obras de manutenção realizadas no espaço da Torre de TV.
- À 75 metros do chão e com uma capacidade máxima para 150 pessoas, encontra-se o famoso Mirante da Torre. Este mirante foi inaugurado em 1965, dois anos antes da inauguração da torre. É, na minha opinião, um passeio inesquecível para todos, visitantes, turistas e até mesmo moradores de Brasília, sendo que estes aproveitam o tempo livre para visitarem e recordarem os principais pontos turísticos da capital e também para aqueles que querem verdadeiramente entender a exposição urbana da cidade. A vista panorâmica do Plano Piloto ( Asas Sul e Norte) e dos monumentos devidamente expostos no Eixo Monumental, cercados pelo Lago Paranoá, é uma experiência gratificante e maravilhosa em que se deve guardar para sempre na memória de todos.
- Um dos maiores símbolos da Capital Federal, a Feira da Torre começou a funcionar durante a década de 1970, quando começaram a se colocar as primeiras barracas embaixo da torre. Em 2010, começou-se a construção de uma estrutura fixa para torre em uma área mais embaixo da torre, na qual esta ficaria pronta para o aniversário de 50 anos de Brasília, porém a obra ficou pronta somente no ano seguinte em 2011. Em 2014, o complexo passou novamente por uma nova obra, dessa vez houve a construção de obras de acessibilidade, como elevadores, escadas fixas e rolantes entre a feira e a torre.
- Para quem for passar pelas margens da Torre de TV, principalmente durante à noite, o mais recomendável seria conhecer a Fonte Luminosa do Local, localizada em frente à torre. Esta fonte tem 80 metros de diâmetro e 2 mil bicos de ejetores de água. O jato principal chega a 50 metros de altura. É possível durante o período noturno ver vários desses jatos de água sendo lançados para o ar, como se fossem formar uma espécie de mini-cachoeiras e posteriormente se colorirem, através da luminosidade artificial existente na qual se localiza em frente a Torre de TV e com um fundo musical sendo tocado em frente a mesma, portanto é a parte mais legal de se ver para quem passa próximo da mesma. É simplesmente maravilhoso e gratificante, pois vale muito a pena dar uma conferida lá.
Existe um projeto paisagístico bem legal e bem bacana na qual foi implementado pelo GDF e que ainda está em construção até hoje. O nome do projeto chama-se Projeto Burle Marx. Quando pronta, esse projeto estará localizado às margens da Torre de TV, na parte bucólica do Eixo Monumental e contará com uma grande variedade de plantas e árvores típicas do cerrado, entre elas espécies de pequi, pau-terra, ipê-amarelo, ipê-roxo, jequitibá vermelho, pau-rosa, ingá-mirim, dentre outros. O projeto será executado pela Novacap e incluirá também calçadas, ciclovias, espelhos d´água, caixas de peixe, áreas de estar com bancos de madeira, além de ilhas e canteiros ornamentais.
Fotos:






Feira de Artesanato:
De terça a quinta-feira, das 9h às 17h, e de sexta-feira a domingo, das 9h às 18h.
Fonte Luminosa:
Terça a sexta-feira:
12h e 18h (30 minutos de duração, totalizando 60 minutos/dia)
Sábado, domingo e feriados:
10h, 12h, 17h, 18h e 19h (30 minutos de duração, totalizando 150 minutos/dia).


Vídeo:
Pois é então, galera!! Por hoje é só, espero que vocês tenham aproveitado e curtido bastante o nosso tema de hoje, com muitos e novos conhecimentos e curiosidades adquiridos de uma forma muito divertida!! Espero vocês então, na próxima postagem deste blog!! Um grande abraço, amigos e até a próxima!! Bom resto de semana à todos!!!
Fui...................
Parabéns filhão pela bela postagem.
Torre de TV lugar maravilhoso.
Para quem ainda não visitou
vale a pena conhecer!